A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Divisão de Regulação vinculada à Secretaria de Saúde, elaborou o Protocolo de Regulação dos Serviços de Saúde, um instrumento que norteará os profissionais da atenção básica e especializada nos encaminhamentos enviados à Divisão de Regulação, setor responsável pelos agendamentos das consultas e exames ambulatoriais de média e alta complexidade, no âmbito municipal e regional.
O objetivo foi padronizar o formato de envio da documentação, para que sejam fornecidas todas as informações necessárias a cada agendamento. O Protocolo é dividido por especialidade, detalhando o que precisa conter no encaminhamento para consultas com, por exemplo, cardiologista, e quais profissionais podem fazê-lo, de acordo com exigências do Departamento Regional de Saúde (DRS) do Estado de São Paulo.
Entre as informações que devem ser apontadas estão motivo para o encaminhamento, hipótese diagnóstica, exames complementares necessários, exame físico, prioridade para regulação, critério, profissionais solicitantes, entre outras.
A Secretaria de Saúde vem investindo nos instrumentos de planejamento, visando aprimorar os serviços de saúde ofertados a população de São Sebastião.