Abrigo emergencial da Prefeitura e Paróquia São Sebastião vai funcionar conforme avaliação da Defesa Civil, quanto a mudança climática e queda brusca de temperatura. Mínima desta madrugada foi de 9,7º graus
Nesta terceira noite (30) de abrigo emergencial, as pessoas em situação de rua, 33 homens e três mulheres, 36 no total, foram acolhidos no Salão Paroquial da Paróquia São Sebastião – Igreja Matriz, localizada no Centro Histórico. Bombeiros socorristas (Corpo de Bombeiros) permaneceram esta madrugada de apoio.
Os animais de estimação da população de rua, também estão abrigados na parte externa coberta do salão.
Orientadoras sociais do CREAS – Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) realizam a operação abordagem de rua, e uma van transporta até o abrigo, moradores de rua da Costa Norte e Sul. Os que se recusam a se abrigar recebem cobertores. Durante a abordagem, as orientadoras explicam as condições climáticas de frio intenso e a necessidade de os mesmos procurarem acolhimento.
Os moradores de rua receberam refeição noturna, e neste sábado (31), café da manhã e cuidados com a higiene pessoal, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) – SEDES, conforme ocorre diariamente. A partir das 18h começa o acolhimento no Salão Paroquial.
Abrigo Emergencial
A Prefeitura de São Sebastião, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), Saúde (SESAU), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Secretaria de Segurança Urbana (SEGUR), Defesa Civil, Guarda Civil Municipal (GCM) e Fundo Social, em parceria com a Paróquia São Sebastião, Igreja Matriz, Diocese de Caraguatatuba, realizam força-tarefa para abrigar a população de rua, de forma emergencial, durante a frente fria que atinge o estado de São Paulo, em que as temperaturas podem apresentar mínimas de até 7º graus, com previsão até domingo, 1º de agosto.
Os moradores de rua estão abrigados no Salão Paroquial da Igreja Matriz. A estrutura fora montada pela Prefeitura que destinou cobertores e colchões, enquanto a igreja, através da Fraternidade Povo de Rua, administrada pelas Irmãs do Bom Pastor da Igreja Católica fornece a alimentação noturna. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), café da manhã e almoço.
De acordo com a SEDES, 70 moradores de rua são atendidos diariamente pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), em que recebem três refeições diárias e cuidados com a higiene pessoal.
Voluntários da Defesa Civil e Fundo Social, Guardas Civis Municipais (GCMs) e assistentes sociais são responsáveis pela logística de atendimento e regras do abrigo emergencial a população de rua.
O acolhimento funcionará, conforme avaliação da Defesa Civil, quanto a mudança climática e queda brusca de temperatura. Segundo a Defesa Civil, a temperatura mínima desta madrugada (31), em São Sebastião, atingiu 9,7º graus Celsius, com sensação térmica de 7º graus, prevista para esta madrugada, com rajadas de vento de até 20 Km/h, alerta vigente para essa condição climática. O órgão alerta que, entre as recomendações para enfrentar esse período de baixas temperaturas, as pessoas se mantenham bem agasalhadas, hidratem-se constantemente, e não coloquem fogo na vegetação e nem mesmo acendam fogueiras em ambientes fechados.
Todos os protocolos sanitários de combate a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) são seguidos durante as abordagens e acolhimento, como o uso obrigatório de máscara e utilização de álcool em gel 70%. No último dia 02 de julho, 13 pessoas em situação de rua foram vacinadas contra a Covid-19 pela Secretaria de Saúde (SESAU), Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de São Sebastião.
Doações ao Fundo Social
Quem quiser doar alimentos não perecíveis, arroz, feijão, macarrão, óleo, açúcar, sal, entre outros, além de agasalhos, cobertores e colchões, as entregas dos donativos podem ser feitas na tenda da Defesa Civil, montada em frente à Igreja Matriz, Praça Major João Fernandes, Centro Histórico de São Sebastião, ou na sede do Fundo Social, Rua Capitão Luiz Soares, 33, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Telefone (12) 3892-4991.
Fotos: Beto silva/PMSS