A equipe de professores e estagiário do setor de Esportes Adaptados da Prefeitura de Caraguatatuba marcou presença no Programa de Desenvolvimento Paralímpico (Paradens), realizado entre os dias 20 e 24, em São José dos Campos.
O Paradens é um projeto do governo de São Paulo e tem como objetivo fomentar e incentivar o esporte Paralímpico com a criação de um mapeamento do Estado onde se poderá pesquisar sobre a prática de modalidades e locais de treino na sua região e oferecendo suporte e capacitação técnica aos profissionais.
O Programa levou a São José dos Campos professores de alto nível técnico com experiência em esporte de alto rendimento para transmitir, por meio de aulas teóricas e práticas, aos professores de educação física da rede pública e privada, fundamentos básicos e adaptações necessárias para a prática das modalidades Bocha Adaptada, Natação, GoalBall e Vôlei Sentado.
A professora de Caraguatatuba, Juliana Aparecida de Oliveira, foi uma das que participou da capacitação. “Foi um aprendizado maravilhoso, com técnicos que já fizeram parte de seleções brasileiras paralímpicas. Uma experiência profissional muito importante para o aprimoramento dos treinos, ministrado por nós, aos paratletas do nosso município. Nosso agradecimento pelo incentivo ao prefeito Aguilar Junior e ao secretário de Esportes Edvaldo Ormindo da Silva”, declarou.
O técnico de natação da equipe de paratletas da cidade, Thiago Intrieri, disse que o curso foi muito interessante para tirar dúvidas sobre metodologia de treinos e pedagogia. “As aulas foram ministradas por pessoas que trouxeram esses esportes para o Brasil, que atuam na área há 20 ou 30 anos e têm muito conhecimento para repassar. Foi muito produtivo. Agora queremos formar novos profissionais em Caraguatatuba que queiram trabalhar com esportes adaptados”, disse Intrieri.
Também participaram do Paradens, o técnico do paratletismo, Rodrigo Brandt, e o estagiário Lucas Lorena Guida.
Foto: Divulgação/PMC