A Prefeitura de São Sebastião entregou, nesta quinta-feira (22), a placa da Farmácia Central de São Sebastião em homenagem a Aristeu Viterbo de Melo, o “Seu Aristeu da Farmácia”.
O munícipe passou a ser conhecido como “Seu Aristeu da Farmácia”, porque trouxe, em 1960, para São Sebastião a primeira farmácia alopática, a “Droga Nova”, que funcionava na Rua da Praia. Foi uma iniciativa de extrema importância não só para São Sebastião, mas também para Ilhabela, porque seus moradores eram atendidos neste estabelecimento, onde retiravam até os exames laboratoriais; além de adquirir medicamentos e injeções.
A esposa de Aristeu, Luzia Andrade de Melo, 93 anos, e a família agradeceram pela homenagem. “Essa importante homenagem é um reconhecimento da importância dessa atividade comercial desenvolvida pela família, porque naquela época a farmácia ‘Droga Nova’, de propriedade do ‘Seu Aristeu’ atendia São Sebastião e Ilhabela, e funcionava como extensão do hospital”, afirmou a filha, Cibele, que lembrou que a sua mãe, Luzia, trabalhava com o esposo no estabelecimento.
No momento, a farmácia, assim como todo o prédio do terminal rodoviário, onde ela está instalada, passa por uma reforma geral. “Essa justa homenagem ao ‘Seu Aristeu’, será coroada ainda mais com a reforma geral de toda a estrutura desse prédio”, afirmou o prefeito Felipe Augusto.
A homenagem ao munícipe, Aristeu Viterbo de Melo, o “Seu Aristeu da Farmácia” foi aprovada na Câmara, em 17/11/2020, por meio do Projeto de Lei 102/20.
Na ocasião da homenagem participaram: a esposa de Aristeu, Luzia Andrade de Melo, 93 anos; dois de seus 5 filhos, Cibele Jussara de Melo, 63 anos; Fábio Cesar de Melo, 69 anos; e a sobrinha, Letícia Andrade de Melo; o Prefeito Felipe Augusto; o presidente da Câmara, José Reis; o Diretor de Serviços Estratégicos, Rafael Baviera, que representou o secretário de Saúde e vice-prefeito, Reinaldinho Moreira. Também participaram do descerramento da placa em homenagem ao “Seu Aristeu da Farmácia”, a farmacêutica e responsável técnica pela Farmácia Central, Gilmara Reste, e a técnica em farmácia, Luciene Miranda.
Foto: Beto Silva