A edição de Juquehy do programa de castração gratuita Amigo Pet, que seria realizada na próxima semana, foi adiada para os dias 27, 28 e 29 de julho. O programa é realizado pela Prefeitura de São Sebastião por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e em parceria com associações de moradores.
Em Juquehy, a triagem e o agendamento com os munícipes são realizados pela Associação Comunitária Amigos de Juquehy (SAMJU). As cirurgias acontecerão a partir das 8 horas, na Av. Geroncio Bento Pereira, s/n, em frente à quadra poliesportiva. A previsão é castrar cerca de 120 animais, entre cachorros e gatos, machos e fêmeas.
O Programa Amigo Pet tem por objetivo levar cirurgias de castração gratuitamente aos bairros, especialmente os mais populosos, promovendo o controle populacional de cães e gatos e evitando transmissão de doenças e crias indesejadas.
No total, serão disponibilizadas cerca de 1.000 cirurgias entre os bairros Barra do Una, Juquehy, Barra do Sahy, Cambury, Boiçucanga, Paúba, Toque Toque Pequeno, Guaecá e Barequeçaba.
O primeiro local a receber o circuito foi Barra do Una, com 109 atendimentos. As cirurgias aconteceram de 6 a 8 de julho em parceria com a Sociedade Amigos de Barra do Una (SABU).
Além de serem castrados, os animais recebem um microchip, implantado no dorso, com informações que integram o sistema do Centro de Controle de Zoonoses. Em caso de fuga ou atropelamento do animal, é possível, com a leitura do chip, localizar o proprietário.
O CCZ mantém agenda permanente de castrações. Para se cadastrar, o munícipe deve ligar para o número (12) 3861-2555 munido de documentos pessoais e comprovante de residência.