Ícone do site Portal Notícias do Litoral

Secretaria Municipal de Meio Ambiente de São Sebastião promove campanha sobre separação e descarte correto de recicláveis

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) e em parceria com a Câmara Técnica de Resíduos Sólidos do Conselho Municipal de Meio Ambiente – COMAM, empresa S.S. Ambiental e Cooperativa de Triagem de Sucata União de São Sebastião (COOPERSUSS), realiza campanha informativa orientando a população sebastianense quanto à forma correta de separar e descartar resíduos sólidos recicláveis.

A ação, realizada inicialmente por meio das redes sociais, visa estimular a destinação ambientalmente correta do resíduo sólido doméstico no município e melhorar as condições de trabalho dos cerca de 20 cooperados da COOPERSUSS, que dependem desse material para seu sustento.

Entre as dificuldades apresentadas pelos cooperados, estão a forma que os materiais recicláveis chegam à cooperativa, na maioria das vezes sujos e com mal cheiro, misturados com restos de comida e materiais orgânicos. Também, o quanto é complicado para os coletores identificar em quais recipientes os recicláveis estão acondicionados, já que geralmente todo resíduo, orgânico ou não, é disposto da mesma forma, em sacos de cor preta.

Outra questão relatada foi a quantidade de lixo reciclável disponibilizado para a coleta seletiva, que tem diminuído no decorrer dos anos, reduzindo a renda das famílias que dependem desse material.

Confira as dicas e contribua para a destinação correta dos recicláveis:

Quais os tipos de resíduo e como descartar?

·         Lixo comum/orgânico – restos de alimentos, papeis sanitários, resíduos de varrição. Descarte: coleta domiciliar comum.

·         Reciclável – plástico, vidro, metal, papel e papelão. Descarte: coleta domiciliar seletiva.

·         Resíduos de construção e demolição – entulhos, azulejos, blocos, tijolos e restos de materiais de construção. Descarte: caçamba particular.

·         Podas, galhos, folhas e raízes. Descarte: grandes quantidades, caçamba particular; pequenas quantidades, coleta domiciliar comum.

·         Volumosos – móveis velhos, madeiras, metais, inservíveis, etc. Descarte: caçamba particular ou Operação Cata Treco.

O que eu devo fazer?

·         Respeite os dias e horários das coletas em seu bairro, lembrando que no período diurno a coleta acontece a partir das 7h e no noturno a partir das 17h;

·         Tenha em seu comércio e residência um coletor para resíduos recicláveis e outro para o lixo comum;

·         Lave as embalagens de material reciclável antes de descartar;

·         Use sacos plásticos coloridos para o descarte de resíduos recicláveis e pretos para o lixo comum;

·         Em caso de volumosos, agende com a Prefeitura, por meio do Cata Treco.

·         Para entulhos, contrate caçambas para disposição e coleta.

·         Podas, em pequenas quantidades, ensacar e dispor para coleta domiciliar; em grandes quantidades, contratar coleta (caçamba) particular.

O que eu não devo fazer?

·         Deixar os resíduos espalhados fora de sacos de lixo em frente à sua casa;

·         Jogar o lixo, podas e entulhos em canteiros, calçadas, esquinas ou nas praças.

Por que não devo fazer?

·         O coletor não recolhe resíduos dispostos de forma irregular;

·         Prejudicam o trânsito de pedestres;

·         Causam poluição visual, contaminação do solo, das águas superficiais e subterrâneas;

·         Atraem ratos, escorpiões, baratas, cobras e urubus;

·         Causam entupimento da drenagem urbana causando enchentes e alagamentos;

·         Você poderá ser multado em até R$ 15.000,00 de acordo com a Lei Municipal n.º 2321/2015 e suas alterações.

Conheça os horários de coleta seletiva e de lixo comum nos bairros de São Sebastião clicando neste link: http://www.saosebastiao.sp.gov.br/pdfs/programe_se_coleta_lixo_coleta_seletiva.pdf.

Sair da versão mobile