Ícone do site Portal Notícias do Litoral

Associações do Guarujá protestam contra construção de prédios no Guaiúba

Sociedade de Amigos e Associação Guarujá Viva protestaram contra construção de prédios no Guaiúba no sábado

Os moradores do Jardim Guaiúba, em Guarujá, realizaram no sábado, dia 10, às 10h30, uma carreata em protesto contra a construção de prédios no bairro. O movimento foi convocado pela Sociedade de Amigos do Guaiúba (SAG) e ganhou o apoio da Associação Guarujá Viva (AGUAVIVA). A concentração será na Praça Valter Belian.  

A SAG acionou a Justiça para impedir as obras, já que este é um dos poucos bairros que possuem a avenida da Praia fechada para o tráfego de veículos e a natureza preservada. Na convocação, a SAG afirma “vamos divulgar ao máximo nosso descontentamento com essa agressão às leis e principalmente ao nosso meio ambiente. Nosso bairro é o que é, um paraíso porque sempre o defendemos. Se o primeiro prédio passar, já estão engatilhados diversos outros e acabou o último paraíso do Guarujá”.

Os protestos começaram quando foi anunciado este ano a construção de um condomínio perto da Praia do Guaiúba com três andares, 56 unidades habitacionais, de 60 a 100 metros quadrados cada.

“A AGUAVIVA, enquanto uma associação representativa de diversos segmentos da sociedade civil de Guarujá, dá pleno apoio à manifestação dos moradores do Guaiúba e da associação dos moradores do bairro e região, que acontece neste sábado. Não tem cabimento construir um prédio de frente para a praia, sem respeitar o Plano Diretor da cidade. Nossa atitude é institucional e pessoal, pois eu como presidente da AGUAVIVA hipoteco toda a solidariedade ao movimento. É preciso que as pessoas entendam que essa manifestação interrompe um procedimento que tem sido unilateral pela Prefeitura e Legislativo da cidade, de fazer o que se quer, contando sempre com o silêncio da sociedade. Não vão contar mais com esse silêncio. A AGUAVIVA está junto e eu pessoalmente também. Vamos fazer todas as gestões possíveis para que isso não aconteça, não apenas no Guaiúba, mas em toda a cidade onde estiver havendo arbitrariedade e abuso de autoridade dos poderes constituídos”, disse o presidente da AGUAVIVA José Manoel Ferreira Gonçalves.

A AGUAVIVA, Associação Guarujá Viva, foi criada com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade civil, surgindo com o legítimo direito de atuar entre as vias políticas demonstrando a capacidade de organização da sociedade civil na busca de uma sociedade menos desigual e que caminhe  ao encontro do desenvolvimento, da paz social e do bem comum.

Foto: Reprodução – Praia do Guaiúba

Sair da versão mobile