Retomar com força total da Ronda Maria da Penha e falar da importância do monitoramento remoto são os principais assuntos a serem tratados na primeira reunião da nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), de Caraguatatuba. O encontro será virtual no próximo dia 14, às 19h30, e transmitido pelo link https://www.facebook.com/consegcaragua.
O tema Ronda Maria da Penha será abordado pelo capitão Adriano Alves Diniz, comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar. Os policiais escalados para essa atividade devem passar nas casas das vítimas de violência doméstica, que possuem medidas protetivas, para acompanhar o andamento da medida.
Em relação ao monitoramento na cidade, quem vai falar é o delegado titular de Caraguatatuba, Vanderlei Pagliarini, destacando a importância das câmeras públicas e particulares para inibir ações e ajudarem nas ocorrências.
Muitas dessas câmeras possuem tecnologia de reconhecimento facial e podem, ainda, identificar as placas de veículos se forem roubados ou furtados.
Atualmente, Caraguatatuba possui 15 câmeras instaladas em vários pontos da cidade e já está em estudos a ampliação em outros bairros, bem como da Central de Monitoramento.
Haverá ainda a apresentação da nova diretoria eleita para o biênio junho/21- maio/23, que tem como presidente Pedro Hirochi Toyota, vice-presidente Eliana Munhoz de Morais Toyota, primeira-secretária Nurimar Staffa de Almeida, segunda-secretária Natália Marques Gião e diretor social Moisés Lucas dos Santos.
O Conselho Comunitário de Segurança Caraguatatuba é a primeira unidade institucional dos Consegs do Estado de São Paulo, implantada no município em 9 de dezembro de 1983, por iniciativa do povo e adesão das Polícias Civil e Militar.
Foto: Divulgação/PMC