A Prefeitura de Ilhabela, em parceria com a Ong ANIMA, entregou nesta quinta-feira (8/7) o certificado de conclusão do Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP).
O objetivo do curso é fortalecer as comunidades tradicionais e atuar junto às populações vulneráveis, contribuindo com aspectos sociais, culturais e educacionais que garantam a melhor qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável dessa população.
Estavam presentes na entrega dos certificados a secretária de Desenvolvimento e Inclusão Social, Nanci Zanato, a coordenadora Geral do ANIMA, Ione Garcia Altieri, e a Coordenadora do Projeto nas Comunidades Urbanas, Izabel Brunsiziai.
Foram selecionados 30 alunos e todos finalizaram o curso. As aulas aconteceram na sala superior do Centro de Informações Turísticas, situado na rotatória na entrada da cidade.
Para selecionar a equipe docente, a Prefeitura de Ilhabela abriu um pregão e neste, foi selecionada a empresa Cisne Branco, coordenada por João Barreto dos Santos, para dar as aulas aos inscritos.
O projeto vem sendo executado de forma descentralizada e, por isso, atinge vários bairros de Ilhabela e 12 comunidades tradicionais, onde foi identificada a fragilidade dos pescadores em relação a sua documentação para exercício da profissão.
A Ong ANIMA elaborou um mapa das reais necessidades dos munícipes, averiguando os pré-requisitos necessários para esta chancela, onde fora identificado, que cerca de 95% dos pescadores da Ilhabela não tinham documentação junto à Marinha do Brasil, que regulamenta a direção no mar.
Neste sentido, a Ong intermediou junto à Marinha do Brasil e a Prefeitura de Ilhabela, a viabilização do Curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros (ESEP) e a certificação que chancela o aquaviário a transportar passageiros segundo normas da Marinha do Brasil.
Fotos: Divulgação/PMI