O Fundo Social de Caraguatatuba, em parceria com o Sebrae, iniciou nesta quinta-feira (8), mais um curso de qualificação profissional gratuito para a população. Durante um mês, os alunos irão aprender sobre Pequenos Reparos em Edificações, com foco em instalações elétricas.
A aula inaugural foi realizada na parte da manhã, na Videoteca Lucio Braun, no centro, onde foram apresentados os principais parceiros que ajudarão os alunos no ingresso ao mercado de trabalho.
Na apresentação, o Fundo Social explicou sobre os projetos de geração de renda e a importância de finalizar o curso com um certificado com nome do Senai/SJC e ter o comprometimento em participar de todas as aulas e concluir o curso.
O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e futuro Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedor (CATE) apresentou os novos projetos e dicas de como se preparar para um processo seletivo, como elaboração de currículo, postura durante a entrevista e vestimentas.
Aos alunos que seguirão carreira como autônomos, trabalhando por conta própria, o Banco do Povo explicou sobre o programa de fomento ao empreendedorismo e geração de renda, onde oferece linhas de créditos com juros abaixo da média de mercado, oportunizando o início de novos negócios.
A aula finalizou com apresentação da equipe do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, que tem o objetivo de fomentar o empreendedorismo no Brasil auxiliando as pequenas empresas e microempreendedores individuais, com capacitações, cursos e treinamentos para fortalecer o microempresário.
O curso será ministrado pelo Senai e tem por objetivo ensinar a execução de reparos elétricos em edificações, como troca de tomada, lustres, calhas, reatores, disjuntores, resistências, chuveiros e interruptores, seguindo procedimentos e normas técnicas e de segurança.
Segundo o professor Domingos Sávio Faria, o aluno sairá capacitado em realizar toda instalação elétrica de residências.
Foto: Luis Gava/PMC