Com o final do 1º semestre letivo, as escolas da rede municipal de Caraguatatuba entrarão em recesso de 12 a 27 de julho. Neste período, os alunos não terão atividades obrigatórias e deverão permanecer em casa.
Nas últimas semanas, as unidades escolares promoveram diversas atividades, culminância de projetos e encerraram o semestre letivo com muita criatividade.
Além das tradicionais festas juninas, que foram adaptadas à realidade do ensino híbrido, também foram realizadas atividades e dinâmicas levando a reflexões sobre a importância dos vínculos criados no ambiente escolar, sobre generosidade, compaixão e a necessidade de compartilhar.
A Secretária de Educação, Márcia Paiva, relatou que, apesar de todos os desafios, foi possível notar evolução na aprendizagem dos alunos após a retomada das atividades presenciais. Ela explica que a convivência escolar desempenha papel primordial na saúde mental, nutrição e proteção das crianças, além de ser essencial para o desenvolvimento de competências de interação social. Ainda ressalta a importância do envolvimento das famílias no acompanhamento das atividades escolares, para redução da evasão escolar.
“Todos nós, educadores e familiares, comprometidos com o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, tivemos que nos adequar ao tempo de excepcionalidade que estamos vivendo, devido à pandemia da Covid-19. Essa realidade nos levou ao atual modelo de ensino híbrido. Nesse contexto, o comprometimento das famílias, a interação com os educadores, são fatores determinantes para que o desenvolvimento escolar dos alunos se concretize”, conclui.
O 2º semestre letivo iniciará no dia 26 de julho. Durante o período de recesso, a Secretaria Municipal de Educação e as unidades escolares seguem com atendimento ao público, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Serviço:
Secretaria Municipal de Educação
Endereço: Avenida Rio de Janeiro, 860 – Indaiá
Telefone: (12) 3897-7000
Foto: Divulgação/PMC