Ícone do site Portal Notícias do Litoral

Projeto Garoçá distribui alimentos e roupas a famílias referenciadas pelo CRAS do bairro Enseada, em São Sebastião

Prefeitura de São Sebastião é parceira do projeto

O Projeto Garoçá – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) -, vinculado ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES) da Prefeitura de São Sebastião, em continuidade as ações sociais, este mês, com a ajuda de parceiros privados, arrecadou roupas, calçados, livros e alimentos não perecíveis, além de confecção de brinquedos para distribuição a famílias referenciadas ao projeto pelo SCFV.

Outra ação contínua, além dos cadernos de atividades extracurriculares entregues, atualmente, a horta do projeto, criada há seis anos, está com a produção de mais de 20 tipos de vegetal: alface, couve, espinafre, cenoura, beterraba, pepino, cebolinha, salsa, orégano, coentro, manjericão, tomate, araçá, graviola, amora, grumixama, ameixa, mexerica, açaí, acerola, pitanga e erva-doce.

O objetivo é incentivar a prática de compostagem e cultivo de hortaliças, visando sustentabilidade e preservação ambiental, tendo como protagonistas das atividades, as crianças das famílias referenciadas pelo CRAS do bairro Enseada. O que é colhido é doado às famílias participantes. Em um espaço revitalizado, a horta está cercada para proteção do crescimento das plantações, diariamente cuidadas pela equipe do projeto.

Todos os protocolos de segurança de combate a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), distanciamento social, uso obrigatório de máscaras e utilização de álcool em gel 70% são seguidos durante as campanhas e ações sociais do projeto.

Projeto Garoçá

Há 21 anos, o Projeto Garoçá é mantido pela Associação Sebastianense de Promoção Social, entidade parceira da Prefeitura de São Sebastião, que atende 140 crianças, com ações ambientais (principal atividade neste momento), além de atividades pedagógicas, esportes integrados, capoeira, arte corporal, karatê e pilates, suspensos devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Sair da versão mobile