Ícone do site Portal Notícias do Litoral

São Sebastião está em 1º lugar em quesitos de ranking nacional de acesso à saúde

Qualidade dos serviços ofertados pelo município está acima da média do Brasil

De acordo com o Ranking Nacional de Competitividade dos Municípios, São Sebastião está em primeiro lugar no Brasil em serviços relacionados à Atenção Básica e à cobertura vacinal, pontos essenciais que garantem acesso à saúde ao munícipe.

O resultado obtido evidencia que há equipes de Atenção Básica capazes de atender todos os sebastianenses e que a Prefeitura tem seguido o Programa Nacional de Imunizações, tendo abrangência em número de doses aplicadas de imunizantes em sua população.

Ao se referir aos critérios que visam a qualidade da saúde no município, Reinaldo Moreira, secretário de Saúde, comemora: “Chegamos ao primeiro lugar em cobertura vacinal e em cobertura da Atenção Básica. E melhoramos em todos os outros indicadores. Todos! Ainda temos muito trabalho, mas isso nos motiva muito”.

Para Paulo Henrique Santana, diretor de Atenção Básica da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), “o desempenho de nossa cidade está muito acima da média do Estado de São Paulo e da média nacional. Agradeço ao Prefeito Felipe Augusto e ao Reinaldinho Moreira pela confiança em mim depositada, e especialmente a cada funcionário que se dedicou para que alcançássemos esse resultado mesmo durante a pandemia”.

A próxima meta da Secretaria de Saúde (SESAU) e da FSPSS é a informatização do sistema municipal de Saúde com a implantação em todas as unidades de saúde do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), ação que vai gerar um salto de qualidade no serviço municipal.

Recentemente, São Sebastião se destacou na avaliação quadrimestral do Previne Brasil, programa federal de financiamento que visa reforçar a Atenção Primária, ratificando que a SESAU e seus profissionais se empenham para elevar seus índices com políticas públicas eficientes.

Ranking Nacional de Competitividade dos Municípios

Elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o ranking se baseia em uma ampla reflexão sobre questões fundamentais que trazem à tona o desenvolvimento dos serviços ofertados à população. Com esse estudo é possível identificar quais governos municipais buscam a melhoria de vida das pessoas por meio de políticas públicas.

Sair da versão mobile