Com a passagem de uma grande frente fria continental e a atuação de um ciclone extratropical no oceano, o mar fica muito agitado em praticamente toda a costa do Brasil nos próximos dias.
Na Região Sul, com a atuação do ciclone, a expectativa é de ondas que variam de 2,5m a 3m de altura no decorrer desta terça-feira (29). No Sudeste, as ondas mais altas, que chegam a 2,5m, serão observadas especialmente entre o litoral norte de São Paulo e o Rio De Janeiro.
No Nordeste, a Marinha do Brasil alerta para ressaca e mar agitado entre Ilhéus (BA) e Natal (RN) devido à circulação dos ventos até a manhã de terça-feira. Na quarta (30), o mar fica ainda mais agitado, principalmente na costa fluminense.
Nebulosidade sobre o Brasil
Uma grande e forte frente fria avança sobre o Sudeste, o Centro-Oeste e o Sul da Região Norte do Brasil. Mas esta frente fria provoca principalmente aumento de nebulosidade nestas regiões. As nuvens mais carregadas ficam sobre o sul e leste de São Paulo, o Rio De Janeiro e leste do Paraná.
Um ciclone subtropical se formou na costa do Uruguai joga muita nebulosidade sobre o Rio Grande do Sul. Este ciclone avança para o litoral do Rio Grande do Sul nesta terça-feira e vai espalhar muita umidade pelo interior da Região Sul. O excesso de umidade e o frio intenso permitem a ocorrência de neve.
Nuvens carregadas avançam do oceano em direção ao litoral norte do Nordeste aumentando as condições para pancadas de chuva.