Um dos eventos mais aguardados do ano, as tradicionais festas juninas, movimentam toda a comunidade escolar durante a transição do primeiro para o segundo semestre do ano. A comemoração é vista como oportunidade de estreitar os vínculos entre a escola e a comunidade. No contexto da pandemia, com o ensino híbrido (atividades remotas e presenciais), e com as regras de distanciamento social, foi preciso repensar as tarefas e fazer uma adaptação.
Nas escolas da rede municipal de Caraguatatuba, as celebrações contaram com muita criatividade dos educadores. Tendo em vista o potencial de aprendizado desta celebração, as unidades escolares realizaram atividades presenciais e remotas, abordando diversos temas e aspectos pedagógicos: aspectos culturais, sobre a vida rural e figura do homem do campo; decoração sustentável, com a reutilização de materiais; produção textual, com aulas temáticas, aspectos culturais e linguísticos; comidas típicas, através da pesquisa da origem dos pratos, alimentos escolhidos e elaboração de receitas; além de danças e brincadeiras tradicionais.
Todas as unidades contaram com engajamento dos alunos, familiares e equipes, tanto nas atividades presenciais, quanto nas remotas.
A Secretária de Educação, Márcia Paiva, comentou sobre as atividades juninas: “É uma excelente oportunidade para abordarmos um pouco sobre a diversidade cultural do nosso país”, disse.
Mais que um evento, a festa junina na escola complementa os estudos e é trabalhada de forma a valorizar a cultura nacional e sua multiplicidade. Assim como outras datas comemorativas, é um ótimo momento para trabalhar a transdisciplinaridade com os alunos – destacando a presença de diversos saberes e conhecimentos no dia a dia.
Foto: Reprodução/PMC