As ações em comemoração ao Mês do Meio Ambiente em Caraguatatuba entraram em sua última semana. Durante todo o mês de junho, atividades programadas pelas secretarias de Meio Ambiente e Educação foram realizadas no município.
Nesta segunda (28), iniciaram as atividades da Semana V da programação, com intervenções culturais, contação de histórias e arborização urbana. Através de uma parceria, a programação também conta com palestras realizadas por técnicos representantes da Sabesp (Água e Saneamento Básico), do Parque Estadual da Serra do Mar (Fauna, Flora e Biodiversidade); da Defesa Civil (Geoconservação em áreas de risco); e técnicos das secretarias de Meio Ambiente e de Educação (Resíduos).
O tema Meio Ambiente também foi destaque nas ações pedagógicas da EMEF Prof.º Luiz Ribeiro Muniz, no bairro Martim de Sá. A semana começou com o reconhecimento de alunos que se destacaram nas atividades multidisciplinares realizadas em referência ao assunto. Com o objetivo de despertar o pensamento crítico, as atividades levaram os alunos a refletirem sobre as consequências da não preservação ambiental. Os temas desenvolvidos foram: “A importância da Educação Ambiental”, com a produção de vídeos sobre práticas sustentáveis e redução de danos ambientais; “Caminhando na Natureza”, com a elaboração de placas educativas sinalizadoras para trilhas; e “Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, que teve como proposta pedagógica o trabalho de pesquisa para identificação de conceitos que pudessem ser aplicados nas casas dos alunos, proporcionando práticas de consumo consciente, gerando economia real de recursos naturais e financeiros.
Campanha do Agasalho – Mudas Nativas
Segue até o dia 30 de junho a ação “Campanha do Agasalho – Mudas Nativas”. A cada duas peças de agasalho entregues ao Fundo Social de Solidariedade, os doadores recebem uma muda de árvore nativa da região. Importante ressaltar que o Fundo Social arrecada itens durante o ano todo.
As doações devem ser entregues na sede do Fundo Social, na Rua José Damazo dos Santos, 39 – Centro, das 8h às 14h.
Foto: Reprodução/PMC