A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), em parceria com o Projeto Baleia Jubarte, o Projeto Baleia à Vista e o Instituto Argonauta, segue realizando uma campanha para promoção do turismo responsável de avistagem de baleias no município, visto que os cetáceos anteciparam a temporada de passagem pelo canal de São Sebastião.
Nos últimos anos, a temporada das jubartes ocorria geralmente do final da segunda quinzena de maio até o mês de agosto. No entanto, nesse ano, os grandes números de aparições de baleias indicam que os animais anteciparam sua chegada pelo Litoral Norte.
Em vista disso, a SETUR instalou placas, totens e fez a distribuição de materiais gráficos com as normas de observação de baleias em diversos estabelecimentos, de Costa Sul à Costa Norte da cidade, com o objetivo de educar e conscientizar os apreciadores.
Projetos futuros
Recentemente, a Secretária de Turismo, Adriana Augusto Balbo, reuniu-se com os representantes dos projetos para tratar sobre futuras parcerias voltadas à observação responsável de baleias no município.
Foi realizada uma visita técnica ao Mirante do Araçá, no bairro Varadouro, com o intuito de conhecer o espaço onde será construído um observatório de cetáceos (baleias e golfinhos), também em parceria com o Instituto Argonauta. Está prevista a criação de mais duas bases de observação na cidade, sendo uma na Rua da Praia, no Centro, e outra no Balneário dos Trabalhadores.
Para saber mais, acesse: www.projetobaleiaavista.com.br/ e www.baleiajubarte.org.br/