Terminou o primeiro final de semana da 1ª etapa da Copa Mitsubishi – XXI Circuito Ilhabela de Vela Oceânica no Yacht Club de Ilhabela.
Com duas regatas, uma no sábado e outra no domingo, 27 barcos fizeram uma boa disputa no Canal de São Sebastião com vento Leste no sábado e Sudoeste domingo.
No sábado foram 23 milhas de percurso que passou pela praia da Fome e no domingo foram cinco pernas de percurso pelo canal de São Sebastião com ventos de até 25 nós.
Na principal classe, a ORC, o barco Xamã F1 Sales, do Yacht Club de Ilhabela, dominou as ações, venceu as duas regatas e pulou na frente na disputa com dois pontos perdidos. O veleiro é o atual campeão Brasileiro da classe IRC e vencedor da última etapa da Copa Mitsubishi no ano passado e comandado por Sérgio Klepacz e na tripulação os caiçaras locais Atanawe Boechat e Paulo Tinah Jesus, que reformaram o veleiro ano passado que havia sido abalroado e parcialmente destruído no fim de 2019.
Na segunda colocação ficou o Rudá Blue Seal, do Clube Internacional de Regatas, de Santos (SP), comandado por Mario Martinez, com um terceiro e um segundo, somando cinco pontos perdidos. O Zorro, do Yacht Club de Ilhabela, está em terceiro com sete pontos perdidos, com Gonçalo Sá liderando.
“Tivemos um final de semana com ventos fortes que é a condição que o Xamã está preparado para essas condições, tripulação muito bem treinada. Tivemos um balão que estourou, por sorte tínhamos outro e conseguimos ter boa performance neste domingo também. Fizemos dois primeiros lugares. Vamos ver o que reserva o fim do campeonato para continuar na briga para manter nossa posição”, disse Sérgio Klepacz.
Na classe C-30, o Caballo Loco, de Mauro Dottori, venceu as duas regatas e lidera com dois pontos perdidos. O barco do clube tem dois pontos perdidos e está a frente do Kaikias, de Eduardo Mangabeira, com seis pontos perdidos e do Kairós, de Alessandro Penido, com sete pontos perdidos.
Na BRA-RGS, o veleiro Beleza Pura, do Ubalegria – Ubatuba (SP) venceu as duas regatas e lidera a frente de Boccaluppo e do Criloá, veleiro com tripulação totalmente feminina.
“Foi show. Um clássico final de semana em Ilhabela com leste no sábado e sudoeste no domingo, regatas bem montadas, diferentes das mais batidas”, disse Felipe Ferraz, comandante do Beleza Pura: “Nossa expectativa é que tenhamos ventos bons iguais a esses e percursos diferentes e que continuemos o bom treino que é esta competição para a 48ª Semana de Vela de Ilhabela (24 até 31 de julho)”.
A competição segue no próximo final de semana com mais dois dias de regatas e definições dos campeões.
O evento tem o apoio da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, a ABVO, além da Prefeitura de Ilhabela, Balaio de Ideias, E-ventos, Control Service, North Sails, Revista Ancoradouro e FEVESP. O patrocínio é da Mitsubishi Motors.
Confira os Resultados Parciais da 1ª etapa
ORC
1 – Xamã F1 Sales – 2 pontos perdidos
2 – Rudá Blue Seal – 5 pp
3 – Zorro – 7 pp
4 – Asbar IV – 8
5 – Inaê 40 – 10
6 – Lucky V – 12
7 – Zeus – 17
8 – Aventador – 17
9 – Montecristo – 21
10 – BL3 Urca – 22
11 – King – 23
12 – Boto V – 26
13 – Jazz – 26
14 – Orson – 32
15 – Sextante I – 32
BRA-RGS
1 – Beleza Pura 2 – 2
2 – Boccaluppo – 7
3 – Criloá – 7
4 – Brazuca – 10
C-30
1 – Caballo Loco – 2
2 – Kaikias – 6
3 – Kairós – 7
Bico de Proa
1 – ZAP – 2
Fotos: Aline Bassi / Balaio de Ideias