A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), estabelece parcerias importantes para oferecer serviços que visam fortalecer o sistema público de assistência social do município.
O Projeto Garoçá, vinculado ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), é um desses parceiros que, como Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, favorece a transformação na educação ambiental e social.
Há mais de seis anos, o projeto deu início a uma horta, incentivando a prática relacionada ao cultivo de hortaliças e à compostagem, tendo como protagonistas das atividades crianças de famílias referenciadas pelo CRAS. Além de estimular o convívio com o meio ambiente, o que é colhido está sendo doado às famílias participantes.
Atualmente, a horta está com a produção de mais de 20 tipos de vegetal: alface, couve, espinafre, cenoura, beterraba, pepino, cebolinha, salsa, orégano, coentro, manjericão, tomate, araçá, graviola, amora, grumixama, ameixa, mexerica, açaí, acerola, pitanga e erva-doce.
Localizada em um espaço revitalizado, a horta está cercada para proteção do crescimento das plantações, diariamente cuidadas pela equipe do projeto.
O espaço, além de retratar a vontade e o desejo das crianças em se envolver com o meio ambiente, retrata as questões levantadas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 – plano global assinado por 193 nações, composto por 169 metas e 17 objetivos (ODS), que visam o desenvolvimento sustentável de todos os países até 2030.
“Neste mês de junho, incentivamos a prática e o conhecimento por meio de cadernos de atividades e jogo da memória confeccionado com material reciclável, que foi entregue às crianças atendidas, em comemoração ao mês do Meio Ambiente”, complementa Luciana Gallani, coordenadora do projeto.
Criado há 21 anos, o Projeto Garoçá é mantido pela Associação Sebastianense de Promoção Social, entidade parceira da Prefeitura de São Sebastião, e atende 140 crianças com atividades ambientais (principal ação realizada durante esse período de pandemia), além de pedagógicas e físicas, como pilates, karatê, capoeira e arte corporal.