A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), a Defesa Civil e a Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Norte, vinculada à Fundação Florestal da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo realizaram, nesta quarta-feira (9), uma visita técnica para acompanhamento de todo o trabalho da Fundação Florestal nos cercos flutuantes para captura de pescado na Costa Sul do município, estendendo-se também às Ilhas, localizada em frente à praia da Barra do Sahy.
A visita teve como objetivo valorizar a cultura dos pescadores locais, maricultores e os profissionais do setor náutico, dando o apoio para uma melhor formalização, além da inclusão das atividades náuticas turísticas como gerador de renda aos profissionais, desenvolvendo um turismo de base comunitária de maneira organizada e sustentável.
De acordo com a SETUR, uma comissão está sendo criada com o intuito de discutir e alinhar o desenvolvimento e proteção ambiental em São Sebastião.
A Secretária de Turismo, Adriana Augusto Balbo, ressaltou a importância da ação. “O Turismo Sustentável precisa estar aliado à proteção ambiental e, por este motivo, diversos encontros como este estão sendo promovidos pela SETUR. A Prefeitura segue valorizando a cultura caiçara e criando estratégias para movimentar o turismo local e de base comunitária, impactado pela pandemia da COVID-19, sempre com muita responsabilidade e segurança”.