A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Saúde, inicia a partir de amanhã (8), a vacinação contra a Covid-19 para pessoas de 18 a 29 anos com comorbidades e deficiência permanente com Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Elas serão vacinadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mediante ao agendamento no ‘Vacina Caraguá’ do aplicativo ‘Caraguatatuba 156’. No geral, 11 UBSs realizam a aplicação do imunizante.
Nesta segunda (7), também por meio do cadastro no ‘Vacina Caraguá’, a Secretaria de Saúde iniciou a vacinação para as pessoas de 30 a 39 anos com comorbidades e BPC.
Por isso, é muito importante que a pessoa esteja devidamente cadastrada no aplicativo e atenta às notificações do aplicativo para não perder o dia da vacinação.
A Secretaria de Saúde ressalta que só serão vacinadas as pessoas de 18 até 59 anos que possuem as comorbidades apontadas pelo Ministério da Saúde. São elas:
- Doenças cardiovasculares – insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndrome coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doença da aorta, dos grandes vasos e fistulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;
- Doenças crônicas – diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão estágio 1 e 2 com lesão e órgão alvo, doença cerebrovascular, doença renal crônica, imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos), anemia falciforme, obesidade mórbida, cirrose hepática e HIV;
Documentos necessários para a vacinação
No caso da pessoa com comorbidades, para receber a dose do imunizante é necessário apresentar um documento que comprove a condição e que contenha o CRM do médico. Podendo ser: exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica.
Já a pessoa com deficiência deverá apresentar o comprovante do recebimento do BPC da Assistência Social.
Além disso, todas as pessoas devem estar munidas do RG ou CNH e apresentar um comprovante de residência.
Foto: Luís Gava/PMC