A equipe da Secretaria de Urbanismo de Caraguatatuba realizou na manhã desta terça-feira (25) uma ação de limpeza em torno da Lagoa Azul, na região norte do município. O grupo também colocou placas informativas sobre a proibição de camping e fazer fogueiras no local.
A iniciativa ocorre após fiscalização realizada na semana passada quando foi flagrado um acampamento próximo à lagoa. “Flagramos várias cadeiras, mesas, guarda-sóis entre a lagoa e a Praia do Capricórnio”, explica o secretário da pasta, Wilber Cardozo.
A equipe de trabalho recebeu ajuda das Secretarias de Serviços Públicos (Sesep), que enviou um funcionário e um caminhão, e de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (Smaap), que confeccionou as placas informativas, e hoje partiu para a ação de limpeza.
Eles ainda tiveram apoio de policiais ambientais que também estiveram na fiscalização da semana passada.
De acordo com Cardozo, foram removidas 40 cadeiras de plástico e madeira, 13 mesas e 10 guarda-sóis e um caminhão de lixo como plástico, caixa de isopor, latinha, garrafa de uísque vazia, calcinha, lona plástica, linha de pesca deixados por frequentadores. “Não é permitido o acampamento nas nossas praias e na Lagoa Azul”, reforça.
Com base no artigo 243 da Lei Municipal 1.144/80 (Código de Posturas), não é permitida a instalação de qualquer dispositivo fixo na praia para abrigo ou qualquer outro fim. Casos de denúncias podem ser feitos pelo Canal 156.
Foto: Cláudio Gomes/PMC