Desde o início da pandemia, em março do ano passado, quando o isolamento social se fez necessário, principalmente para as pessoas idosas ou com deficiência, os profissionais da Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) tem se desdobrado para atender a todos os referenciados.
Entre março do ano passado e deste ano, a equipe técnica da Sepedi prestou assistência a 160 pessoas idosas ou com deficiência, que estavam em situação de risco, negligência ou violência.
São casos que chegaram por e-mail, Poder Judiciário, Ministério Público, demanda espontânea e solicitação da própria rede. Compete à equipe da Sepedi, receber o caso, analisar e construir um plano de ação para que a melhor solução possa ser desenvolvida.
De acordo com o secretário da pasta, Amauri Toledo, em sua maioria, se tratam de casos graves, que demandam articulação com a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, e ação rápida de serviços nos intuito de salvaguardar essas vidas.
“Havendo a necessidade é construído o Plano Individual de Atendimento (PIA), ferramenta essa que foi desenvolvida com contribuição de representantes de toda a rede e acompanhada pelo Ministério Público. Esse é um trabalho que exige dedicação e um olhar atento e minucioso, por parte de toda equipe, para que haja melhor entendimento das demandas, proporcionando, assim, as melhores soluções, caso a caso”, ressaltou Toledo.
O atendimento da Sepedi está sendo realizado pelo telefone (12)3886-3059.
Foto: Claudio Gomes/PMC