Ícone do site Portal Notícias do Litoral

Prefeitura de São Sebastião reforça que é preciso manter protocolos sanitários contra Covid-19

A regra também deve ser seguida pelas pessoas que já foram imunizadas com a segunda dose

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), permanece com campanhas de conscientização para que os protocolos sanitários contra o coronavírus continuem sendo empregados por todos os munícipes, inclusive por aqueles que já foram vacinados com a segunda dose da vacina contra Covid-19.

Segundo o Instituto Butantan, não basta estar imunizado, é preciso que a maioria das pessoas também esteja vacinada, para que se atinja a imunidade coletiva, ou o que os especialistas chamam de “imunidade de rebanho”. Enquanto esse estágio não for alcançado, isto é, enquanto a maior parte da população não estiver protegida da doença, o coronavírus continuará se transmitindo.

Outro fator para que se continue com os procedimentos de prevenção e higienização, no caso dos imunizados, é o fato de que não há garantia de que pessoas vacinadas não possam ser vetores da doença por um determinado período.

CONTINUE USANDO MÁSCARA

Máscaras de proteção são barreiras físicas que impedem que gotículas dispersas em tosse, espirros ou em conversas entrem em contato com o nariz e a boca, evitando que o contágio de coronavírus ocorra.

A importância desse método de proteção é ainda maior quando a pessoa se encontra em locais em que não é possível manter uma distância mínima de dois metros entre um indivíduo ou outro.

CONTINUE USANDO ÁLCOOL GEL

Assim como lavar as mãos com água e sabão, usar álcool gel serve para eliminar bactérias, fungos e vírus de superfícies e da pele. Isso porque esse produto químico é capaz de desestruturar a molécula do coronavírus. Assim, ao levar a mão, sem perceber, em contato com nariz, boca ou olhos, se devidamente higienizada, a doença não será transmitida.

CONTINUE PRATICANDO DISTANCIAMENTO SOCIAL

Manter uma distância segura de dois metros entre uma pessoa e outra é uma forma de diminuir o contato físico e, assim, evitar que o contágio da Covid-19 ocorra. Por essa razão é que eventos que geram aglomeração de pessoas – como eventos, festas e shows – estão proibidos no município.

A Prefeitura solicita que os procedimentos de higienização e proteção contra o coronavírus continuem sendo um hábito saudável de seus munícipes. Reforça que é necessário manter o distanciamento social e respeitar as determinações dos decretos municipais de enfrentamento à Covid-19.

Sair da versão mobile