Foi realizada na última semana uma avaliação dos atletas do município na modalidade de voleibol, pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Esportes (SEESP), em parceria com o Instituto Organização Brasileira de Inclusão (OBI) no trabalho de excelência em alto rendimento.
O método utilizado foi a dermatoglifia, que é um estudo científico das impressões digitais, onde é possível analisar o potencial genético de cada indivíduo, e posteriormente descobrir aptidões esportivas, patologias e defeitos de desenvolvimento.
A avaliação, feita pelo David Camargo Junior, professor da SEESP, analisou as potencialidades físicas vinculadas à individualidade biológica como força, agilidade, potência, resistência, coordenação motora e velocidade.
Através desse estudo é possível ter uma leitura individual biológica de cada atleta e, com esses dados cruzados com as avaliações das capacidades reais, direcionar os treinos minimizando os riscos de excesso e prevenindo lesões.
O objetivo é formar atletas e equipes de alto rendimento, além de ser modelo para outras crianças que querem seguir a carreira esportiva.
Instituto Organização Brasileira de Inclusão (OBI)
O Instituto OBI e a Prefeitura são parceiros desde 2017 na modalidade de voleibol. Além do esporte, a instituição atende mais de 360 jovens em atividades esportivas e ambientais, divididos em três polos em todo o município, sendo eles os campos de futebol e de praia, localizados em Boiçucanga, e o ginásio poliesportivo da EM Antônio Luiz Monteiro (Ginásio do Cascalho).