Barreira sanitária visa impedir entrada de pessoas contaminadas no município
A Prefeitura de São Sebastião fará, nesta quinta-feira (01), a partir das 8h, uma operação de 24h de combate à Covid-19 instalando novamente a barreira sanitária em Boraceia, Costa sul do município, divisa com Bertioga.
A ação, que ocorre na véspera do feriado prolongado de Páscoa, conta com a participação das Secretarias de Saúde (SESAU), de Segurança Urbana (SEGUR) e Serviços Públicos (SESEP), da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), com a colaboração da Polícia Militar e Polícia Rodoviária do Estado de São Paulo, e parceria com a ETS Escola Técnica.
Como em outras barreiras sanitárias realizadas pela administração municipal, são abordados os veículos com placas de outros municípios – com exceção de cidades do Litoral Norte, prestadores de serviço e de serviços essenciais.
Os passageiros recebem orientação quanto à pandemia e à situação limítrofe do sistema de saúde pública de São Sebastião. Para controle epidemiológico, é feito um questionário aos visitantes e aferição da temperatura corporal dos integrantes do veículo.
Os pneus dos veículos são desinfetados com uma solução à base de hipoclorito de sódio, produto químico que corrompe a estrutura molecular do vírus.
Será feita também testagem rápida para detectar Covid-19 por amostragem. Pessoas com resultado positivo para coronavírus serão direcionadas a retornar à sua cidade de origem, procurar uma unidade de saúde e realizar quarentena domiciliar.
Os visitantes que possuírem exame laboratorial RT-PCR atestando negativo ou carteira de vacinação de Covid-19 deverão apresentar os documentos aos agentes da barreira sanitária. Porém, não será possível retirá-los da fila antecipadamente.
Com essa operação de 24h, a Prefeitura pretende salvaguardar vidas sebastianenses ao restringir o acesso de pessoas contaminadas dentro de suas divisas e, assim, conter a expansão da Covid-19 no município.
Foto: Elton Ramos