A operação, que visava impedir a entrada de pessoas com Covid-19 no município, foi interrompida por determinação da Polícia Rodoviária Estadual
A Prefeitura de São Sebastião, por meio das Secretarias de Saúde (SESAU), da Fundação de Saúde Pública (FSPSS), de Segurança Urbana (SEGUR) e Serviços Públicos (SESEP), em parceria com a ETS Escola Técnica e com a colaboração da Polícia Militar, promoveu por mais de 24 horas contínuas o bloqueio sanitário na divisa de Boraceia, Costa Sul do município.
A ação de enfrentamento à Covid-19 foi interrompida nesta manhã por determinação da Polícia Rodoviária do Estado de São Paulo e, até segunda ordem, os bloqueios sanitários estão suspensos no município.
De sexta-feira (26) até o momento da interrupção neste sábado (27) pela manhã, foram realizados 1.010 testes rápidos. Destes, 28 foram confirmados com Covid-19, em fase de transmissão do vírus. Todas as pessoas que apresentaram resultado positivo foram direcionadas a retornar ao município de origem, a procurar uma unidade de saúde e realizar quarentena domiciliar.
24 HORAS DE COMBATE À COVID-19
O bloqueio sanitário contou com a colaboração de servidores públicos, policiais militares e alunos da ETS Escola Técnica.
Na ação, os veículos com placa de outras cidades eram abordados e todos os passageiros recebiam orientação quanto à pandemia, respondiam a um questionário para controle epidemiológico, tinham a temperatura corporal verificada e realizavam um teste rápido para Covid-19.
Também era feita a desinfecção dos pneus com uma solução à base de hipoclorito de sódio, produto químico que combate a estrutura molecular do coronavírus.
O bloqueio sanitário ajudou a impedir que pessoas contaminadas com a doença entrassem na cidade, restringindo a propagação da doença. A Prefeitura de São Sebastião só tem a agradecer a todos os envolvidos pelo comprometimento e pela responsabilidade que todos demonstraram nessa ação em prol da vida.
Fotos: Elton Ramos