Exame identifica a presença do anticorpo no organismo e o estágio em que a doença está
A testagem em massa realizada pela Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), utiliza testes rápidos que detectam a presença de anticorpos no organismo da pessoa infectada com o coronavírus, mesmo que não apresente os sintomas da doença.
No município, também é feito outro teste para detectar a Covid-19, o RT-PCR, exame laboratorial realizado no Pronto Socorro Respiratório em pessoas sintomáticas e em casos de óbitos suspeitos, por exemplo.
Há diferenças na forma como cada tipo de teste identifica a presença do vírus, devido às características dos próprios testes, e momentos específicos para serem realizados e para obter resultados confiáveis.
RT-PCR: é o exame mais indicado para diagnosticar a Covid-19, pois confirma a presença do material genético do coronavírus na amostra biológica colhida do paciente. Esse exame pode ser realizado logo na primeira semana de sintomas, período em que a carga viral está mais alta. É feito por meio da coleta de material biológico do paciente com uma haste semelhante a um cotonete (swab) inserida no nariz ou na garganta, e depois enviado para análise laboratorial.
Teste rápido (anticorpos): esse teste analisa a resposta imunológica do organismo ao vírus, ou seja, verifica se a pessoa já está produzindo anticorpos para combater a doença. É possível ainda detectar o estágio da Covid-19 no paciente, se no início (resultado IGM) ou em processo de cura (IGG). Neste método, é colhida uma pequena amostra de sangue e aplicada em um kit clínico.
Há ainda um teste rápido, comumente realizado em farmácias, que analisa a presença de antígenos, que identifica a infecção atual de coronavírus no organismo. É indicado para pessoas que apresentam sintomas contínuos de Covid-19 e para casos assintomáticos em que houve contato com pessoas positivadas. Semelhante ao PCR, o exame é feito com amostras colhidas no nariz, até a região nasofaringe, com swab. Embora indolor, pode gerar um certo desconforto. Em até duas horas, é possível obter o resultado.
PERÍODO INDICADO PARA CADA TESTE
Em caso de apresentação de sinais da Covid-19 – como febre constante, tosse, cansaço, dificuldade para respirar – é importante relatar ao médico quando os sintomas iniciaram para que se possa realizar o teste apropriado para cada situação.
RT-PCR: a partir do 3º dia de sintomas;
Teste rápido (anticorpos): a partir do 10º dia de sintomas;
Teste rápido (antígenos): a partir do 3º dia de sintomas.