Na madrugada de domingo (21), a Prefeitura de São Sebastião recebeu 100 doses do sedativo pancurônio do Governo do Estado de São Paulo. Esse é um dos medicamentos necessários para intubação de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), principal sintoma da Covid-19.
O estoque de medicamentos como propofol, rocurônio, atracúrio e pancurônio está no limite e, há dias, a Secretaria de Saúde está entrando em contato com fornecedores e parceiros de todo o país, e negociando com os governos federal e estadual para reverter a situação.
Essa remessa recebida pelo governo estadual deve atender a uma média de 10 dias de tratamento na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Respiratória, na Região Central, o que dá um alívio temporário para que os pacientes já internados permaneçam com a devida assistência.
“Gostaria de agradecer em especial a duas pessoas, ao secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, e à diretora regional de Saúde, Nádia Meireles, por conseguir o sedativo para o município”, comenta o Prefeito Felipe Augusto.