Articulação visa promover condições de que consumidores possam reequilibrar as contas da casa e evitar a negativação
No conjunto de ações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, o Procon Ilhabela, juntamente com a Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil) e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), realizam o “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas “, até o dia 31 de março de 2021, que acontece exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos www.consumidor.gov.br.
A ação dos órgãos de defesa do consumidor, visa reestabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas e precisam manter o nome limpo, longe de qualquer inscrição em cadastros de proteção ao crédito. Para isso, após ser acionada pelo Procon Ilhabela, a ProconsBrasil programou com a Febraban, a adesão das instituições financeiras, buscando viabilizar condições favoráveis ao pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, a periodicidade dos pagamentos, a redução dos juros e multas, ou mesmo condições para a quitação do débito que o cidadão tenha com uma instituição financeira.
Na visão global da ProconsBrasil, a experiência revela que muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o Procon ou até mesmo seu banco por se sentirem constrangidos com a situação. Além disso, com as regras de restrições de circulação e de funcionamento do comércio, além dos cuidados com a saúde, o uso da internet pode ser favorável também a defesa do direito do consumidor, como é o foco deste mutirão.
De acordo com Walkiria Batista da Silva, coordenadora do Procon Ilhabela, para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br, quando receberá um login e senha. “Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor”
No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes. O Procon Ilhabela, orienta ainda que o consumidor, no seu relato, informe que está participando do mutirão, com a seguinte hashtag: #MutiraoProconsBrasil
Terminado o prazo de 15 dias para resposta do fornecedor, o consumidor passa a ter o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado pela empresa e se a resposta foi satisfatória.
Serviço:
O que?: Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas
Quando?: até 31 de março
Como?: através do site www.consumidor.gov.br
Público: todo cidadão que queira renegociar suas dívidas bancárias
Contato Procon Ilhabela: 12- 12) 3896-3036 ou (12) 3896-5677