Nessa segunda-feira (08/03), Caraguatatuba registrou 10.629 pacientes recuperados do novo coronavírus. O número foi divulgado pela equipe do Canal de Atendimento Telefônico (Call Center), da Secretaria de Saúde.
O serviço é realizado, diariamente, inclusive aos feriados, recessos e finais de semana, das 7h às 21h, e monitora o paciente desde o dia de notificação da doença até completar 14 dias, após os primeiros sintomas. Esse período poderá ser estendido caso o paciente permaneça sintomático.
Além de pacientes com a Covid-19, pessoas que possuem indícios compatíveis essa infecção como síndromes gripais, também são monitoradas pelos funcionários do canal. Por meio do Call Center, os profissionais conseguem ver quais são os receios, sanar as principais dúvidas e explicar quais são os cuidados em domicílio que os pacientes devem seguir no dia a dia.
Quando procurar atendimento médico?
A Prefeitura de Caraguatatuba orienta as pessoas que apresentam qualquer sintoma de síndrome gripal (dor de garganta, tosse, mal estar, dor de cabeça, febre ou falta de ar) a procurarem atendimento já nos primeiros sintomas. Elas devem se dirigir à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) – Covid que está localizada no Jardim Primavera.
As autoridades de saúde destacam a preocupação com a demora que as pessoas têm de procurar atendimento. Para esses profissionais, muitas pessoas deixam o quadro da doença evoluir e acabam procurando o sistema de saúde em um estágio muito avançado.
A orientação é para todos os pacientes, principalmente os idosos, que pertencem ao grupo de risco. No local, os doentes passam por consulta, realizam a tomografia e o teste rápido.
Foto: Divulgação/PMC