A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), encaminhou nesta terça-feira (2) uma equipe de controle da dengue ao bairro Pontal Santamarina, Região Sul, para a realização da nebulização. O bairro possui um caso positivo da doença.
A nebulização é mais um dispositivo essencial no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, febre amarela e chikungunya.
O inseticida utilizado pelo CCZ é fornecido pelo Ministério da Saúde, o ‘SciELO’, considerado muito seguro. Mesmo assim, os profissionais estão aparamentados, com todos os equipamentos de proteção individual (EPIs) de segurança, necessários para a aplicação desse inseticida.
No dia da aplicação do produto, os agentes informam aos moradores que o imóvel será ”nebulizado”. Eles solicitam a saída da pessoa da casa e orientam que ela retorne depois de 15 minutos.
A equipe também solicita aos moradores que portas e janelas devem estar abertas e os alimentos sejam cobertos ou recolhidos. Animais de estimação (cães, gatos, pássaros etc.) também precisam removidos da residência antes da nebulização.
O CCZ também enviou outra equipe de controle da dengue ao bairro Tinga, região central. Nesse local, os agentes fazem o bloqueio mecânico de um caso suspeito de dengue. Esse bloqueio inclui a eliminação de criadouros com a remoção, colocação de barreiras e gerenciamento de materiais, o que previne o acúmulo de água em recipientes.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, até o momento, o município tem dois casos positivos de dengue e 14 seguem em investigação. Zika e chikungunya têm um caso suspeito cada.
Foto: Cláudio Gomes/PMC