Assistência médica especializada reduz sequelas provocadas pelo coronavírus
Em São Sebastião, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), através do Hospital de Clínicas (HCSS), implantou um ambulatório especializado para tratamento de pacientes de sequelas decorrentes do coronavírus, a chamada Síndrome Pós-Covid. Até o momento, mais de 130 pessoas foram beneficiadas com a ação e mais 40 estão em atendimento.
Os sintomas apresentados por essa síndrome costumam ser cansaço, falta de ar, dor muscular, dores nas articulações, dor no peito, enxaqueca, perda de memória, depressão, e perda de olfato e paladar.
Órgãos de saúde internacionais avaliam que tais sequelas físicas, cognitivas e psicológicas podem persistir por um grande período em pacientes infectados, principalmente naqueles que estiveram internados ou que necessitaram de aparelhos respiratórios.
São Sebastião, ciente desses problemas derivados de uma longa exposição ao coronavírus, implantou, em setembro de 2020, o Ambulatório Pós-Covid, composto por uma equipe multidisciplinar e amparado por exames laboratoriais, para dar continuidade à assistência a pacientes positivados.
O Ambulatório Pós-Covid conta com clínico geral, neurologista, oftalmologista, cardiologista, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta e enfermeiros. Há inclusive tratamento para escaras que surgem em pacientes que permaneceram por um longo período de internação.
FUNCIONAMENTO
Para realizar o monitoramento Pós-Covid, o paciente precisa entrar em contato com o NIR (Núcleo Interno de Regulação) do HCSS e agendar um horário. Ele passará por uma triagem e será atendido pelo médico, que irá analisar os sintomas que estiver apresentando e o encaminhará para o tratamento adequado.
O Ambulatório Pós-Covid funciona às terças e quartas-feiras, das 8h às 12h e está localizado no Hospital de Clínicas de São Sebastião, na Rua Capitão Luís Soares, nº 550, Centro. Telefone: (12) 3983-3200.