Ícone do site Portal Notícias do Litoral

Ecopontos de Caraguatatuba registram aumento de 30% no mês de janeiro

A Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SMAAP), tem trabalhado ativamente com a população sobre a importância da reciclagem e o descarte correto de resíduos. Prova disso foi o aumento em mais de 30% de recebimento de materiais nos três Ecopontos da cidade.

Segundo balanço divulgado pela SMAAP, em janeiro deste ano, os Ecopontos receberam 8.205 toneladas de material em comparação ao mesmo período de 2020, com 6.165 toneladas recolhidas.

Segundo a secretária adjunta da SMAAP, Tatiana Scian, o aumento se deve a maior divulgação dos Ecopontos e pela população e turistas terem adotado a prática do descarto correto.

Outra contribuição importante foi o fato de que, devido à pandemia da Covid, onde as famílias passaram mais tempo dentro de casa, houve aumento o consumo de resíduos e a limpeza da residência, como podas, troca de móveis, corte de árvore, entre outros fatores.

Os Ecopontos são os principais pontos de descarte de materiais prejudiciais ao meio ambiente, como resíduos de construção civil, pneus, lâmpadas, plásticos, móveis velhos, restos de podas, óleo de cozinhas, pilhas, entre outros.

Para conseguir atender toda a população, foram instalados em pontos estratégicos da cidade, nos bairros Golfinhos, Martim de Sá e Massaguaçu. A Prefeitura estuda a implantação de mais dois na região Sul.

Importante destacar que os Ecopontos não recebem lixo orgânico; animais mortos, lixo hospitalar, contaminantes e químicos. Volumes acima de 1 metro cúbico devem ser encaminhados para empresas recicladoras ou aterros privados licenciados.

Conscientização

Diariamente ao abrir os locais, as equipes de trabalho encontram diversos resíduos descartados na entrada dos Ecopontos. A Prefeitura de Caraguatatuba destaca que a prática é incorreta e considerada crime como descarte irregular, sob pena de multa de R$ 762,96. A orientação é que a população aguarde a abertura do local.

A SMAAP reforça que a fiscalização será intensificada e estuda a implantação de câmeras de vigilância nos pontos. A secretária da SMAAP, Tatiana Scian, explica que, principalmente às segundas-feiras, o volume de resíduos descartados na porta dos Ecopontos é maior devido ao fato dos locais estarem fechados aos domingos.

Ela ainda esclarece que, caso o munícipe não consiga levar os resíduos durante a semana, pode ir aos sábados durante o dia todo. “Os Ecopontos funcionam até nos feriados, então não justifica este tipo de atitude uma vez que o material não se decompõe, podendo ser armazenado em casa”, disse Tatiana.

Serviço:

– Ecoponto Golfinhos: Alameda dos Corais / Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h.

– Ecoponto Martim de Sá: Rua Carijós, 170, no bairro Martim de Sá – próximo a Praça do ParCão / Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h.

– Ecoponto Massaguaçu: fica entre a esquina da Avenida Antônio de Lucca e Avenida Três / Funcionamento: segunda a sábado, das 8h30 às 17h.

Os Ecopontos fecham para almoço, das 12h às 13h.

Fotos: Divulgação/PMC

Sair da versão mobile