Ícone do site Portal Notícias do Litoral

Na busca pelo título de mestre do xadrez, dupla de Caraguatatuba se destaca no ‘Festival Floripa Chess Open 2021’

A dupla formada por Fabio Alves e Francisco de Assis se destacou no ‘Festival Floripa Chess Open 2021’, que reúne grandes mestres do xadrez. O evento, considerado o maior do País, começou no sábado (16) e vai até domingo (24), no ‘Lira Tênis Clube’ em Florianópolis, Santa Cantarina.

Os dois atletas da Secretaria de Esportes e Recreação (Secer) de Caraguatatuba pegaram o segundo lugar no torneio ‘Floripa Team Open’. A dupla caraguatatubense competiu contra outras 24 duplas vindas de vários estados do Brasil, como Acre, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

Para Fábio, o desempenho da dupla foi muito acima da média ao competir contra mestres de xadrez. “Tivemos uma preparação muito boa; o fato de ter ficado mais em casa, por conta da pandemia, possibilitou a intensificação dos treinamentos, principalmente online. Foram várias e várias horas de treino, então foi uma preparação e tanto”.

“A preparação para a competição começou há seis meses”, contou Francisco. Nesse meio tempo, ele decidiu buscar um treinamento mais intenso. Foi aí que o atleta começou a praticar o xadrez com o jogador cubano que é considerado o ‘número 1’ dessa mesma competição. “Além disso, eu e o ‘Fabinho’ treinávamos juntos por mais de seis, setes horas ao dia”, ressaltou.

Sobre domingo (17), Francisco garantiu que ficou satisfeito com o resultado. “Ficamos atrás do primeiro colocado por apenas um ponto. Perdemos apenas uma partida. Mesmo assim acredito que começamos o torneio muito bem”.

A dupla ainda tem um grande caminho a percorrer ao longo da semana, já que o troneio principal é dividido em dez rodadas e se iniciou na segunda-feira (18). “Quero fazer no mínimo 70% dos pontos. A intenção é se destacar e chegar próximo ao título de mestre. Vamos nos preparar, torcer, dormir bem, fazer as coisas com dedicação”, disse Fabinho.

O evento principal conta com cerca de 260 jogadores de xadrez de todas as partes do Brasil e da América do Sul.

A competição também irá receber grandes mestres do xadrez mundial. Entre eles estão o único bi-campeão do Floripa Open, o uruguaio Andrés Rodríguez, o norte-americano Robert Hungaski e o paraguaio José Cubas.

Medidas de segurança para prevenção da Covid-19

Os organizadores do evento adotaram diversas medidas para prevenir a transmissão do novo coronavírus, como a obrigatoriedade do uso de máscaras; a disponibilização de totens com álcool em gel 70; medição de temperatura e tapetes de higienização também estão entre os procedimentos de segurança, já utilizados pela própria estrutura do Clube.

As medidas foram tomadas para assegurar melhores condições possíveis, dentro das normas de segurança, que seguem as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Federação Internacional de Xadrez, da vigilância sanitária e das autoridades de saúde locais.

Sair da versão mobile