Ícone do site Portal Notícias do Litoral

Câmara aprova processo de impeachment do prefeito de Caraguatatuba

Por 8 votos a 5 os vereadores de Caraguatatuba aprovaram o pedido de abertura do processo de impeachment do atual prefeito Aguilar Junior (MDB)


Foram favoráveis a abertura da comissão processando os vereadores Duda Silva, Aurimar, Vandinho, Salete, Celso Pereira, Fernando Cuiú, Ceará da Adega e Dennis Guerra, estes dois autores da ação que deverá investigar irregularidades nos repasses do CaraguaPrev, e a falta de decoro em decorrência dos atos apontados na Operação Ozymandias, que investiga crimes de corrupção, fraude em licitação e associação criminosa. Esta operação foi deflagrada no último dia 17 de novembro com o cumprimento de mandados de busca e apreensão que resultaram na apreensão de dinheiro em espécie (sessenta mil reais), armas, celulares, equipamentos de informática e documentos em poder dos investigados.
A partir da abertura do processo de cassação e seguindo o regimento interno da Câmara o vereador Ceará da Adega, presidente da comissão processante, deve citar o prefeito que tem 10 dias para defesa. Na sequência, a comissão processante tem mais cinco dias para desenvolver um parecer sobre o caso.
O documento deve ser lido na chamada sessão de julgamento. O impeachment depende da aprovação de dois terços do plenário e, caso seja aprovado, o prefeito é afastado do cargo e fica cinco anos sem assumir um cargo público seja por eleição ou indicação.

Foto: Reprodução/Facebook

Sair da versão mobile